Preferência Humana na Criação de Conteúdo, Apesar do Avanço da IA

Uma pesquisa global da Ipsos, o Ipsos AI Monitor 2025, revela que, apesar do avanço da inteligência artificial, os consumidores, especialmente no Brasil, ainda preferem conteúdo criado por humanos. O estudo, que entrevistou 23.216 adultos em 30 países (incluindo mil no Brasil), analisou a percepção e tendências de adoção da IA nos setores de comunicação e marketing.
Principais Pontos:
Publicidade: 62% dos consumidores brasileiros preferem campanhas publicitárias (incluindo comerciais de TV e vídeos de redes sociais como TikTok e YouTube) criadas por humanos. Apenas 22% optam por conteúdo gerado por IA.
Confiança em Visuais de IA: Apesar da preferência por conteúdo humano, 35% dos brasileiros confiam mais em empresas que usam IA para aprimorar imagens de produtos, e 38% confiam na IA para criar imagens e vídeos para publicidade.
Outros Tipos de Conteúdo: A preferência humana se estende a conteúdo jornalístico (67% preferem criado por humanos), materiais de marketing para sites (61% preferem manuais) e filmes para streaming/cinema (67% preferem produção humana).
Aceitação da IA em Tarefas Específicas: A IA é mais aceita para tarefas como descrições de produtos e instruções (38% de aceitação) e avaliações de produtos (34% de aceitação).
Impacto Futuro: 72% dos entrevistados acreditam que a IA terá um impacto profundo na criação de conteúdo publicitário no futuro.
A pesquisa foi realizada entre 21 de março e 4 de abril, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para os dados brasileiros.
https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/ia-avanca-mas-consumidor-ainda-prefere-criacao-humana