Serasa lança o Descomplica, plataforma com IA para gestão financeira de PMEs

A Serasa Experian anunciou o lançamento do Serasa Descomplica, uma solução digital de gestão financeira voltada a pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. A iniciativa tem como objetivo apoiar os empreendedores na tomada de decisões mais assertivas, sem comprometer a saúde financeira dos seus negócios.
Ao inserir o CNPJ na plataforma, o usuário consegue visualizar todas as suas contas bancárias corporativas — integradas via Open Finance — em um único painel.
A tecnologia com IA analisa essas informações, fornecendo relatórios e recomendações preditivas sobre movimentações financeiras, dando suporte à gestão de caixa e planejamento estratégico.
O serviço adota o modelo freemium. Recursos como a categorização de despesas já estão disponíveis gratuitamente, enquanto funcionalidades avançadas, como recomendações financeiras e assessoria especializada, são oferecidas por assinatura, com preços ajustados conforme o porte da empresa. Atualmente, o acesso é feito pela web, mas a empresa prevê o lançamento de aplicativo mobile no futuro .
A iniciativa foi motivada por um estudo interno da Serasa Experian, que identificou que 25% das PMEs apontam a gestão de finanças como principal desafio. Além disso, 98% dos empreendedores consideram a jornada empresarial complexa, especialmente nos estágios iniciais, quando topam com dificuldades como aquisição de clientes e contratação de pessoal.
Mariana Figueiredo, diretora de Produtos e Tecnologia para PMEs da Serasa Experian, enfatizou que, com o controle financeiro adequado, os empreendedores ganham tempo e segurança para investir em áreas cruciais como vendas, marketing e liderança de equipe .
A plataforma também foi desenhada para liberar tempo dos gestores, favorecendo o planejamento estratégico e a organização de recursos, como pessoal, a partir da automação de processos financeiros .
Atuando como evolução dos serviços de crédito oferecidos anteriormente, o *Descomplica* amplia o alcance da Serasa em até quatro vezes em relação ao mercado de PMEs. A expectativa é que, ao longo dos próximos cinco anos, ele se firme como a principal ferramenta financeira para esse segmento (acessível via web, sem necessidade de integração adicional) e que potencialize o lucro operacional médio das empresas em cerca de 20%, reduzindo gaps de caixa